Jornalista depõe na justiça em processo contra integrantes da Universidade Federal da BA

Na última quinta-feira (6/2), o jornalista Fernando Conceição, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal na Bahia, depôsno Tribunal Regional Federal (TRF) em processo por assédio e danos morais contra a reitora da universidade, Dora Leal; o ex-diretor da Facom, Giovandro Ferreira; a ex-vice-diretora da faculdade, Annamaria Jatobá, e o ex-chefe do Departamento de Comunicação, José Mamede.

Atualizado em 07/02/2014 às 16:02, por Redação Portal IMPRENSA.


O processo se refere à possível perseguição de Giovandro, Annamaria e Mamede, em 2007, contra o professor após ele criticar a utilização da universidade para obtenção de benefícios privados. Segundo o portal A Tarde , o jornalista teria dito que os dirigentes "usavam a distribuição de cargos e funções como forma de beneficiar seus grupos".

Conceição alega que, como forma de prejudicá-lo, os dirigentes teriam extinto o Jornal da Facom , que era coordenado pelo jornalista, além da redução de suas participações em bancas de trabalhos de conclusão de curso.

De acordo com o jornalista, Rosa Leal participou por não ter apurado a acusação de "abuso de poder", e ter arquivado o pedido de investigação. “Ela tinha a obrigação de mandar apurar". Porém, o criminalista Celso Castro, diretor da Faculdade de Direito da UFBA, acredita na inocência dos acusados. "Nossa linha de trabalho quer mostrar que o processo administrativo foi um ato regular e que a extinção do jornal foi uma medida estritamente pedagógica".