Jornalista de site crítico ao governo de Ruanda é assassinado em Uganda

O jornalista Charles Ingabire, editor do site crítico ao governo de Ruanda, Inyenyeri News, foi morto em um bar em Kampala, capital da Uganda, na quarta-feira (30), informa o site .

Atualizado em 07/12/2011 às 12:12, por Redação Portal IMPRENSA.

do site crítico ao governo de Ruanda, , foi morto em um bar em Kampala, capital da Uganda, na quarta-feira (30), informa o site .
Ingabire estava exilado em Uganda desde 2007 devido à perseguição política que vinha sofrendo por causa de sua posição crítica ao governo do presidente Paul Kagame. Em Ruanda, porém, era acusado de fraude e sua saída foi considerada como "evasão" ilegal.
Em do editor, o Inyenyeri News afirma que não há dúvidas "sobre a identidade e os motivos dos assassinos". "Temos conhecimento de ameaças contínuas feitas por agentes do Governo de Ruanda contra a sua vida. Ele foi atacado recentemente, espancado e sofreu ferimentos graves, que o obrigaram a duas semanas de tratamentos hospitalares".
A nota afirma, ainda, que o notebook de Ingabire foi levado na noite em que foi atacado, o que permitiu aos criminosos acessar códigos de segurança do site e tirá-lo do ar por alguns dias.

De acordo com o Inyenyeri News, o "nome de Ingabire somou-se à lista de vários outros jornalistas de Ruanda e políticos que foram assassinados por criticar publicamente o regime ditatorial do país".
O Instituto Internacional de Imprensa e o Comitê de Proteção aos Jornalistas pediram para que as autoridades investigassem o assassinato do editor.
Leia mais