Jornalista de Sergipe diz que governo do estado tenta censurá-lo

Jornalista de Sergipe diz que governo do estado tenta censurá-lo

Atualizado em 30/06/2005 às 09:06, por Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Sergipe.

O Sindijor/SE denunciou, na semana passada, outra tentativa de cerceamento de liberdade de expressão e imprensa. O radialista e jornalista Gilmar Carvalho, que é também deputado estadual pelo PSB, tem se notabilizado pelas críticas à atuação do governo do estado e à criminalidade em Sergipe. Após perder na Justiça ação que buscava impedi-lo de prosseguir na crítica, o governo retirou a segurança da polícia militar.

Gilmar relata que o governo do estado viu-se na obrigação de fornecer-lhe segurança pessoal. "Na nossa saga contra a criminalidade e a delinqüência, fizemos inúmeros inimigos dentre bandidos de alta periculosidade. E como um Deputado já havia sido assassinado no atual Governo, este ficou receoso quanto a algo de ruim poder acontecer com outro".

Após a derrota na justiça, o governo determinou que os policiais que faziam a segurança do jornalista/deputado voltassem ao quartel. A situação só foi revertida porque Gilmar Carvalho recorreu ao Ministério da Justiça. "O Governo buscou aterrorizar-nos com a sensação de que estávamos desguarnecido. Nada, contudo, funcionou, tanto porque superamos todos esses percalços, quanto porque nossa sede de exercer a liberdade de imprensa ao extremo tem sido bem maior do que a força usada pelo Poder Público para nos derrotar" sustenta o jornalista e parlamentar.