Jornalista de RO recebe ameaças e é acusado de crimes por blog local

Jornalista de RO recebe ameaças e é acusado de crimes por blog local

Atualizado em 19/02/2010 às 16:02, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O editor do site noticioso , Rubens Coutinho, recebe ameaças por e-mail há cerca de duas semanas e é vítima de calúnia por meio de um blog que o acusa de praticar uma série de crimes no estado.

Agência Senado
Acyr Gurgacz (PDT)

Ao Portal IMPRENSA, Coutinho declarou que as ameaças e o blog surgiram, coincidentemente, a partir da publicação de matérias a respeito do senador Acyr Gurgacz (PDT). Nas reportagens, o jornalista declara que o senador, em seus três primeiros meses de mandato, não apresentou projetos; e o acusa de utilizar verba indenizatória da Casa para pagamento do aluguel de seu escritório político na cidade de Ji-paraná (RO).

Após a repercussão, Coutinho foi procurado por um homem que se identificou como Cleomar Eustáquio, suposto assessor de marketing da campanha a governador de Acyr. O marketeiro perguntou a Rubens se não era possível "uma convivência pacífica", e antes que a conversa se tornasse insustentável, Coutinho interferiu, segundo relatou. "Nenhuma proposta foi feita, eu que tentei me preservar. Ele não chegou a fazer nenhuma proposta indecorosa. Ele não tentou me coagir, tanto porque eu nem dei chance", disse.

Ademais da coincidência e do encontro com o suposto marketeiro de Acyr, Coutinho diz que não acredita que o senador tenha arquitetado as represálias pela Internet, tampouco seja autor das ameaças; mas admite a possibilidade de reação de pessoas afetadas com as reportagens que publicou. "Nunca tive problemas com o senador; ele nunca me ameaçou. Essa é a primeira vez que isso acontece em relação ao Acyr", disse o jornalista.

A assessoria do senador negou que Cleomar Eustáquio seja responsável por sua campanha ao governo do estado, uma vez que o político ainda não apresentou oficialmente como candidato. A respeito do blog, declarou à reportagem que também aposta na hipótese de que as matérias tenham gerado desconforto entre os simpatizantes do político. Antecipando-se à vinculação de seu nome às ameaças recebidas por Coutinho, o senador lhe envio um e-mail salientando que o conteúdo do site do jornalista não lhe ofende e que é a favor da liberdade de imprensa, considerada por ele irrefutável para o exercício dos princípios democráticos.

Na manhã desta sexta-feira (19), o jornalista prestou queixa ao Ministério Público (MP) do estado, que encaminhou o caso à Promotoria de Crimes Cibernéticos para identificar o autor das ameaças por e-mail e o autor do blog calunioso, que ainda está no ar.

Na opinião do jornalista, o trabalho do MP será crucial para determinar a ética política nas próximas campanhas eleitorais no estado. "Não me preocupo com minha integridade física, fico mais preocupado com o indício do que pode ser a campanha eleitoral aqui no estado. Imagina a carnificina que vai ser na Internet. É um exemplo de como podem usar um instrumento como a Internet quando querem intimidar alguém", disse. "Espero uma resposta dura contra essas pessoas", acrescentou.

Leia mais