Jornalista de Camarões vence apelação que queria deportá-lo do Reino Unido

Jornalista de Camarões vence apelação que queria deportá-lo do Reino Unido

Atualizado em 15/04/2011 às 12:04, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista camaroneso Charles Atangana venceu, nesta sexta-feira (15), a apelação que planejava deportá-lo do Reino Unido de volta para seu país natal, Camarões, informa o Journalism.co.uk. Em março, jornalistas do Sindicato Nacional de Jornalistas (NUJ), na Inglaterra, fizeram vigília na Corte de Imigração e Asilo, em Londres, durante uma audiência de apelação (ele havia pedido asilo político, que o foi negado).
Charles Atangana fugiu há sete anos de Camarões, onde alegou sofrer detenção e tortura por denunciar a corrupção política local e foi refugiar-se em Glasgow, na Escócia.
O Sindicato de Jornalistas da Inglaterra acompanhou a luta de Atangana e forneceu apoio integral à causa, especialmente o de Glasgow. O NUJ considerou uma grande vitória, pois a deportação do jornalista estava prevista para agosto do ano passado, mas havia sido adiada e aguardava julgamento.
O secretário geral da União Nacional dos Jornalistas (NUJ), Jeremy Dear também declarou satisfação com a decisão de manter o jornalista no país. " É um tempo de homenagear Charles Atangana, jornalista o qual o comprometimento com a verdade e justiça foi finalmente reconhecido".


Leia Mais