Jornalista de 81 anos disputará eleições para chefe de Governo na Índia

Jornalista de 81 anos disputará eleições para chefe de Governo na Índia

Atualizado em 15/04/2009 às 14:04, por Redação Portal IMPRENSA.

As eleições para chefe de Governo na Índia, que ocorrerão na próxima quinta-feira (16), terão um jornalista disputando o cargo. O nacionalista hindu Lal Krishna Advani, de 81 anos, nasceu no Paquistão e é jornalista de formação. Vice-ministro e ministro do Interior entre 1998 e 2004, é candidato do Partido do Povo Indiano (BJP).

Divulgação
Lal Krishna Advani
Advani é criticado por dois episódios quando era ministro: em dezembro de 1992, fanáticos hindus destruíram uma mesquita do século XVI em Ayodya, deixando dois mil mortos, e em 2002 outras duas mil pessoas morreram em um confronto entre hindus e muçulmanos em Gujarat.

Disputarão com ele as eleições o atual primeiro-ministro indiano, o sikh Manmohan Singh, e a "intocável" Mayawati Kumari. Representante do Partido do Congresso, Singh é economista e foi diretor do Banco Central e funcionário do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Já Mayawati, segundo a agência de notícias AFP, representa a casta dos dalits, e sonha em se tornar primeira-ministra para reverter a situação de injustiças vividas pelo grupo que representa.

Leia mais