Jornalista da RSF está entre os presos libertados pelo governo de Cuba

Jornalista da RSF está entre os presos libertados pelo governo de Cuba

Atualizado em 12/07/2010 às 15:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Correspondente da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) em Cuba, Ricardo González Alfonso, está entre os presos políticos que, segundo a Igreja Católica, serão libertados no país nos próximos dias, informou a Efe.

Divulgação
Ricardo González Alfonso
Alfonso, de 60 anos, foi condenado a 20 anos de prisão na onda repressiva cubana de 2003, chamada Primavera Negra. No período, foram presos mais de 20 jornalistas independentes e críticos a Fidel Castro.

Segundo o jornal O Dia , os parentes dos presos que serão libertados já começaram a se preparar para deixar o país e se mudar para a Espanha. A mulher de Alfonso, Álida Viso Bello, contou ter recebido informações das autoridades cubanas de que a viagem será realizada até quinta-feira (15). "Estão buscando os parentes em suas casas e nos trouxeram de ônibus a uma clínica para fazer exames médicos. Já fizeram as nossas fotos para o passaporte".

O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, disse que são seis os presos que serão libertados nesta semana. Com os soltos na última quinta-feira (8), já são 11 presos políticos em liberdade.

O governo de Raúl Castro se comprometeu a libertar todos os presos desse grupo ainda reclusos, um total de 52, de forma gradual e em até quatro meses. Com o cumprimento de parte da promessa feita pelo governo de Cuba, o jornalista dissidente Guillermo Fariñas encerrou a greve de fome de 135 dias, na última quinta-feira (8).

Leia mais

-
-