Jornalista da Zero Hora recebe prêmio Rei da Espanha
Jornalista da Zero Hora recebe prêmio Rei da Espanha
Jornalista da Zero Hora recebe prêmio Rei da Espanha
Nesta quinta-feira (08), o jornalista brasileiro Rodrigo Cavalheiro, repórter da Zero Hora , de Porto Alegre (RS), recebeu o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, das mãos do rei Juan Carlos, durante cerimônia que premiou também jornalistas argentinos, colombianos, mexicanos e espanhóis.
Cavalheiro foi agraciado com o prêmio, em conjunto com o jornalista Javier Drovetto, da Argentina, na categoria ibero-americano por matérias publicadas simultaneamente na Zero Hora e no Clarín , de Buenos Aires, durante o mês de abril de 2007.
Nas matérias, a dupla revelou um caso de corrupção na Polícia de Trânsito da Argentina, principalmente contra turistas brasileiros. "O melhor dessa matéria foi a repercussão diante dos leitores, que se sentiram representados ao ver o diálogo do policial nos exigindo suborno e nos escreveram às centenas", disse Rodrigo ao Portal IMPRENSA, em janeiro, quando foram divulgados os vencedores do prêmio.
A apuração, apesar de ter sido conjunta, permitiu que o texto fosse escrito com total independência. "Fizemos a viagem juntos, apuramos juntos. O Drovetto ajudou bastante a acompanhar a repercussão depois que a denúncia foi feita, pois tinha mais proximidade com as fontes. Eu me encarreguei de manter a conversa com os policiais em português e extrair o máximo de informações".
A principal dificuldade para fazer a matéria foi, com certeza, o cansaço físico, apesar da grande tensão psicológica. "Dirigi por dois dias inteiros sob tensão, ligando gravador e câmera na expectativa de que na próxima parada houvesse o flagrante. A principal dificuldade mesmo foi se arriscar a gravar os policiais", afirmou Cavalheiro. "Mas valeu a pena".






