Jornalista da Folha é preso ao fotografar acidente com avião da TAM

Jornalista da Folha é preso ao fotografar acidente com avião da TAM

Atualizado em 19/07/2007 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Jornalista da Folha é preso ao fotografar acidente com avião da TAM

O repórter-fotográfico do jornal Folha de S.Paulo , Rogério Casimiro, foi preso na manhã da última quarta-feira (18/07) enquanto trabalhava na cobertura do acidente com o avião da TAM. Algemado, o profissional foi levado em um veículo da Polícia Militar ao 27º Distrito Policial, em Campo Belo, onde prestou depoimento. A alegação dos policiais é de que o repórter teria violado o cordão de isolamento do galpão da TAM, "atrapalhando os serviços do Corpo de Bombeiros" no local.

Na delegacia, outro desentendimento com a polícia: o delegado de plantão, Paulo Sérgio Silva, chegou a dar voz de prisão à advogada do jornal, Marina Dias Werneck de Souza, sob a alegação de que ela cometera "crime de desacato" enquanto acompanhava o depoimento do jornalista.

"O episódio constitui uma violência à liberdade de imprensa e ao direito de defesa. O jornalista foi injustamente atingido no exercício da profissão e uma advogada foi destratada por um delegado que agiu com truculência", disse ao jornal Folha de S.Paulo o advogado José Carlos Dias, do escritório Dias e Carvalho Filho, do qual a advogada é uma das sócias.

No boletim de ocorrência emitido pela delegacia, a vítima da ocorrência foi o primeiro tenente da PM, Maurício de Araújo, que teria dito que o fotógrafo foi "por várias vezes solicitado a se retirar do local, posto que estava atrapalhando os serviços do Corpo de Bombeiros, além de colocar em risco sua própria vida". E ainda, como o jornalista "não obedecia à ordem de retirada", foi "necessário o uso de força moderada para retira-lo daquele local"

O repórter-fotográfico e a advogada foram liberados após prestar depoimento.