Jornalista da Guatemala é impedido de trabalhar em veículos locais
O jornalista guatemalteco Héctor Cordero, conhecido por ser o único repórter que cobre o estado de El Quiché para um telejornal nacional, tornou-se um incômodo para o governo e, após anos de ameaças e agressões, diz estar sofrendo pressões indiretas.
Atualizado em 10/06/2013 às 11:06, por
Redação Portal IMPRENSA.
Segundo o blog Jornalismo nas Américas, Cordero ganhou destaque por suas reportagens sobre corrupção e abusos de autoridade.
Nos últimos cinco anos, seu trabalho atraiu ameaças e agressões físicas. Agora, as pressões contra o jornalista tentam calá-lo — desde outubro, forças políticas da região teriam conseguido barrar seu acesso a diversos veículos locais para os quais trabalhava como freelancer.
Além de impedi-lo de divulgar suas matérias, a medida reduziu as fontes de renda de Cordero. O repórter diz não saber se poderá continuar sustentando sua família com o trabalho de jornalista.
“Estão me sufocando de verdade assim", desabafa. “Vou ser honesto: não sei quanto tempo mais consigo aguentar. Você não pode continuar em algo que não te dá retorno.”
“De seis telejornais para os quais eu trabalhava, agora só sobrou um, e também meu trabalho para o telejornal da Guatevisión", acrescentou. O jornalista teria perdido mais de 50% de sua renda.





