Jornalista da BBC publica texto sobre mãe desaparecida na Guerra do Vietnã

A jornalista vietnamita Huong Ly, da BBC, publicou nesta quinta-feira (30/4) uma reportagem na qual conta a história de sua mãe, Duong Thi Xuan Quy, desaparecida desde a Guerra do Vietnã, entre 1955 e 1975, onde trabalhou como repórter cobrindo o conflito.

Atualizado em 30/04/2015 às 16:04, por Redação Portal IMPRENSA.

BBC, publicou nesta quinta-feira (30/4) uma reportagem na qual conta a história de sua mãe, Duong Thi Xuan Quy, desaparecida desde a Guerra do Vietnã, entre 1955 e 1975, onde trabalhou como repórter cobrindo o conflito.

Crédito:Arquivo pessoal A jornalista Duong Thi Xuan Quy desapareceu em cobertura da Guerra do Vietnã
"Então, em uma noite em 1969, Quy desapareceu. O grupo de guerrilheiros que ela estava acompanhando foi atacado por fuzileiros navais. Os guerrilheiros escaparam com sucesso, mas deixaram Quy supondo que ela estava morta. Ela nunca mais foi vista", escreveu Huong.

Desde então, segundo a jornalista, a família vem tentando encontrar o possível local da morte da mãe. No local onde Quy foi vista pela última vez, os familiares ergueram uma lápide.

"Entrei em contato com os EUA e grupos de veteranos coreanos para obter informações e eles se comprometeram a ajudar. Escavamos toda a área à mão [onde Quy pode ter falecido] com a ajuda de moradores locais. Só encontramos um botão e um grampo de cabelo. Ainda temos muitas perguntas".

De acordo com a própria jornalista, a mãe foi a responsável por sua escolha de se tornar jornalista. "Já estive em zonas de conflito. Ao seguir os passos dela, me sinto parte dela. Eu vivo pela vida que ela perdeu cedo demais", finaliza.