Jornalista da BBC é seqüestrado e morto no Afeganistão

Jornalista da BBC é seqüestrado e morto no Afeganistão

Atualizado em 09/06/2008 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Um jornalista afegão da rede britânica BBC foi seqüestrado e assassinado na província de Helmand, bastião do talibã no sul do Afeganistão, informou no último domingo (8) o sindicato dos jornalistas local.

Em comunicado, o presidente da Associação Afegã de Jornalistas Independentes declarou que o seqüestro aconteceu na tarde do sábado (7), e o corpo do jornalista foi encontrado no último domingo (8) perto da cidade de Lashkar Gah, capital da província de Helmand. "Estamos comovidos com esta triste notícia", concluiu.

A BBC confirmou a informação em um comunicado. "O valor e a devoção de Rohani foram um fator importante para a cobertura do Afeganistão pela BBC nos últimos anos. Sua morte é uma perda terrível. Nosso pensamento está com seus amigos e com sua família", acrescenta o comunicado, assinado por Jon Williams, chefe de redação da BBC.

O ministério afegão de Cultura e Informação "condenou energicamente esse brutal assassinato", também em um comunicado.

"Abdul Samad Rohani foi seqüestrado em sua casa, de noite, e assassinado porque era jornalista", denunciou, recordando que, no país, "os terroristas, os traficantes de drogas e os criminosos são uma ameaça para os jornalistas".

Rohani é o segundo jornalista da BBC assassinado em dois dias no mundo. No sábado, um correspondente da BBC na Somália foi assassinado quando saía de casa.

Em 2007, cinco jornalistas afegãos, entre eles duas mulheres, foram assassinados. Os crimes nunca foram esclarecidos.

Com informações da France Press

Leia mais

-