Jornalista da Al Jazeera é detido em Israel
O jornalista Samer Allawi, diretor da sucursal de Cabul da Al Jazeera no Afeganistão, foi detido pelo exército israelense sem nenhuma acusação legal, quando tentou cruzar a fronteira entre a Cisjordânia e a Jordânia, informou o site , na última segunda-feira (15).
Atualizado em 16/08/2011 às 10:08, por
Redação Portal IMPRENSA.
O (CPJ) pediu para que Israel esclarecesse as razões para manter o jornalista sob custódia, sem nenhuma justificativa legal. As autoridades militares israelenses contataram a família de Allawi, na última terça-feira (9) e informaram que ele seria detido por quatro dias para interrogatório, mas depois estenderam o prazo para oito dias.
Allawi foi detido, por "motivos de segurança", ao tentar retornar para Nablus, a fim de viajar para Cabul. Ele portava passaporte da Jordânia e havia passado as últimas três semanas em sua cidade natal, próxima a Nablus, para visitar a família. Ele relatou à Al Jazeera que cruzou a fronteira sem problemas anteriormente.
Israel figura na posição 87 de 178 países no Index de Liberdade de Expressão da ONG Repórteres Sem Fronteiras, considerada uma posição com "situação satisfatória". Entretanto, as organizações têm se alarmado com relatos de abusos, prisões indiscriminadas a jornalistas e coibições à liberdade de expressão por parte do governo israelense, principalmente nas regiões da Cisjordânia e Faixa de Gaza.
Leia Mais






