Jornalista cubano aguarda proposta da Igreja Católica para reconsiderar greve de fome

Jornalista cubano aguarda proposta da Igreja Católica para reconsiderar greve de fome

Atualizado em 20/05/2010 às 17:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 86 dias pela libertação de presos políticos, disse nesta quinta-feira (20) que espera uma proposta da Igreja Católica para reconsiderar o protesto.

Fariñas conversou com a AFP por telefone, do hospital onde está internado, em Santa Clara, a 280 km de Havana. "Não queremos nos adiantar, vamos esperar pela proposta e depois decidiremos a conduta a seguir", disse o jornalista e psicólogo, que iniciou a greve em 24 de fevereiro, um dia após a morte do preso Orlando Zapata.

As hierarquias máximas do Governo e da Igreja discutem a situação dos presos. Na terça-feira (18), Fariñas recebeu a visita de dois padres que pediram que ele tivesse calma e ainda disseram que voltariam com uma proposta concreta.

Um comunicado oficial do governo informou que o presidente Raúl Castro recebeu na quarta-feira o monsenhor Ortega e o presidente da Conferência Episcopal e arcebispo de Santiago de Cuba, Dionisio García.

À AFP, Monsenhor García confimou que o tema dos presos políticos foi abordado na reunião e que Raúl Castro se mostrou disposto a resolver o problema. "As autoridades sabem que os 26 têm problemas de saúde e não estão interessadas que eles morram na prisão", afirmou.

Leia mais

-