Jornalista cria site em que leitor paga para que matéria seja escrita
Jornalista cria site em que leitor paga para que matéria seja escrita
Há seis semanas, o jornalista norte-americano David Cohn lançou o projeto Spot.Us, que permite aos internauras sugerirem e financiarem matérias que gostariam de ver publicadas na imprensa. A idéia é agradar os leitores que sempre quiseram ler sobre um assunto, mas nunca nenhum jornalista escreveu sobre ele.
No site, o leitor pode sugerir um assunto ou votar em algum que já foi sugerido; caso um jornalista se disponha a escrever sobre ele, sugere um preço para o autor da idéia financiar. Assim que o dinheiro é arrecadado, o repórter recebe o dinheiro e tem um prazo para escrever o artigo.
Publicado no site, o texto tem licença livre, e caso alguma empresa jornalística se interesse pela matéria, o leitor recebe o dinheiro de volta, informou o site G1. Cohn explicou que com esse método o repórter acaba tendo um incentivo a mais para escrever.
"Como jornalista, a última pessoa que você quer decepcionar é o cidadão, leitor, que está tão envolvido com o tema que doou dez dólares para o seu trabalho", disse Cohn. Por enquanto, o serviço funciona na cidade norte-americana de São Francisco, mas deve ser expandido para outros lugares dos EUA.
Leia mais






