Jornalista condenado por traição é absolvido, na Moldávia

Jornalista condenado por traição é absolvido, na Moldávia

Atualizado em 05/05/2011 às 12:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Um jornalista sentenciado a 15 anos de prisão, foi perdoado e libertado pelas autoridades locais nesta quinta-feira (5), informa a agência Reuters. Freelancer, Ernest Vardanian fora condenado por traição na Transnístria, região dissidente da Moldávia. Era acusado por agentes da segurança nacional de agir como espião a mando do governo da Moldávia.
Diversas ONGs defensoras da liberdade de imprensa e os governos russo e americano pediam a soltura do jornalista, desde dezembro de 2010, época em que ocorreu a prisão do jornalista.
A mídia local cita comentários do presidente do serviço de imprensa Igor Smirnov. De acordo com ele, a liberação é resultado de pedido por clemência: "Vardanian reconheceu sua culpa, arrependeu-se de suas ações...ele pediu uma segunda chance para voltar a uma vida normal, pelo bem de sua família e do interesse do povo de Transnístria", afirmou em declaração do serviço de imprensa.
O primeiro-ministro da Moldávia Vlad Filat aprova a libertação de Vardanian e diz que a soltura é decorrente de pressão local e internacional.
Transnístria, região do Leste Europeu, pertence oficialmente à Moldávia. Desde 1990 declarou-se independente, com a ajuda de russos, ucranianos e cossacos. Ainda assim, não é reconhecida internacionalmente. A língua oficial é o russo e o governo central localiza-se em Chisinau.

Leia Mais