Jornalista colombiano recebe prêmio de Direitos Humanos na Alemanha

O jornalista colombiano Hollman Morris, apresentador do programa de TV "Contravia", recebeu o Prêmio Internacional de Direitos Humanos de Nuremberg, na Alemanha, por seu trabalho pela liberdade expressão em seu país, informa o site .

Atualizado em 30/09/2011 às 10:09, por Redação Portal IMPRENSA.

apresentador do programa de TV "Contravia", recebeu o Prêmio Internacional de Direitos Humanos de Nuremberg, na Alemanha, por seu trabalho pela liberdade expressão em seu país, informa o site . Ele é o segundo latino-americano a receber a condecoração.
Ele recebeu a homenagem, e uma quantia no valor de US$ 20 mil, em reconhecimento ao seu trabalho pelos direitos humanos. Segundo o júri, Morris deu "visibilidade às vítimas do terrível conflito armado em sua terra natal, a Colômbia". O primeiro-ministro da Baviera, Horst Seehofer, chamou-o de "voz colombiana da liberdade".
Por causa de seu trabalho, Morris já sofreu diversas ameaças de paramilitares. Em seu discurso de agradecimento, afirmou que a função do jornalista é amplificar a voz dos fracos e pobres. "Este prêmio não é pela minha passividade, pelo contrário... É pelo meu trabalho em prol da paz na Colômbia (...), de modo que mais cidadãos possam expressar pontos de vista diferentes. Acreditamos que cidadãos com informação serão mais independentes e livres".
Desde 1995, o Prêmio Internacional de Direitos Humanos de Nuremberg é realizado a cada dois anos.
Leia mais