Jornalista colombiano ganha bolsa de estudos nos EUA, mas tem visto negado

Jornalista colombiano ganha bolsa de estudos nos EUA, mas tem visto negado

Atualizado em 05/07/2010 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista colombiano Hollman Morris teve seu visto de entrada para os Estados Unidos negado no dia 16 de junho, quando viajava para o país com o objetivo de ir para a Fundação Nieman, na Universidade Harvard, após ser selecionado para uma bolsa de estudos na instituição.

De acordo com a revista The Progressive, Morris é diretor do programa "TV Contravía", na Colômbia, em que apresenta uma visão crítica do conflito armado no país, focando em direitos humanos. Como consequência das denúncias, o jornalista vem sofrendo ameaças de morte, assédios, agressões e acusações do governo.

O Colombia Reports divulgou que alguns documentos do serviço de inteligência colombiano revelaram planos de realização de um pedido para suspensão do visto de Morris e ordens para que o passaporte do profissional de imprensa fosse roubado.

O jornalista colombiano já teve seu trabalho investigativo premiado pela organização não-governamental Human Rights Watch, e recentemente ganhou uma bolsa de estudos para a Fundação Nieman, que oferece um dos mais prestigiados programas de jornalismo no mundo.

O curador da entidade, Bob Giles, disse que ficou surpreso com a negação do visto de Morris pelo Departamento de estado americano: "Ficamos surpresos com a decisão e estamos comprometidos a fazer tudo o que pudermos para trazer Hollman em agosto", declarou Giles.

Leia mais