Jornalista colombiana declara inocência em acusação de ex-presidente

Jornalista colombiana declara inocência em acusação de ex-presidente

Atualizado em 28/01/2011 às 15:01, por Redação Portal Imprensa.

A jornalista colombiana Claudia López declarou inocência na última segunda (24), na primeira audiência em que ela foi acusada de publicar calúnias contra o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper. A acusação está relacionada à coluna que Claudia publicou em 2006, em que denunciava que a campanha de Samper tinha sido financiada pelo narcotráfico. O texto também sugeria que ele estaria envolvido em homicídios.

O ex-presidente alegou à agência EFE que as insinuações causaram dano a sua honra e de sua família. A jornalista disse ao jornal El Tiempo que ela não vai se retratar. "Minha coluna fazia menção ao processo 8000 e o ingresso de dinheiros ilegais na campanha do ex-presidente Samper, um fato publicamente conhecido e debatido".

Samper foi presidente da Colômbia entre 1994 e 1998 e seu mandato foi repleto de acusações sobre entrada do dinheiro do cartel de Cali. A coluna de Claudia foi publicada quando Samper estava prestes a ser nomeado embaixador na França pelo presidente da época Álvaro Uribe. A audiência foi prorrogada para o dia 24 de fevereiro.

Leia mais