Jornalista científico processa produtores do filme "Trapaça" por difamação
Longa-metragem de 2013 atribui ao escritor afirmação sobre radiação de microondas, que, ele diz, não é de sua autoria.
Atualizado em 04/11/2014 às 18:11, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Reprodução Paul Brodeur nega declaração atribuída a ele no filme
Segundo o The Huffington Post, Brodeur escreve desde a década de 1970 sobre os perigos da radiação de fornos de microondas para a saúde humana. No filme, a personagem da atriz Jennifer Lawrence diz, após causar um princípio de incêndio com o eletrodoméstico, que "leu numa revista" a informação de que "microondas retiram os nutrientes da comida". O diálogo cita o nome do jornalista como autor do suposto artigo.
O filme se passa na década de 1970, quando os fornos de microondas ainda eram novidade em muitas residências dos Estados Unidos, e se baseia livremente em uma história real. De acordo com Brodeur, os produtores "prejudicaram sua carreira" atribuindo a ele a autoria de uma informação "difamatória e ofensiva".
"Este é um erro grave. Eu nunca escrevi na New Yorker , onde trabalhei por 40 anos, ou em qualquer outra revista, ou declarei de qualquer maneira, que um microondas faz algo do tipo. Na verdade, eu publicamente disse o oposto", declarou o jornalista. Em sua ação, Brodeur exige uma indenização no valor de US$ 1 milhão (R$ 2,4 milhões). Os estúdios e produtores do filme não comentam o caso.





