Jornalista chinesa acusada de violar segredos de Estado vai a julgamento

Presa desde abril deste ano, incriminada por suposto vazamento de documentos sigilosos ao exterior, a jornalista Gau Yu vai a julgamento na

Atualizado em 22/11/2014 às 18:11, por Redação Portal IMPRENSA.

China.
Crédito:reprodução Jornalista está presa desde abril deste ano
De acordo com a Deutsche Welle, o julgamento, que acontece a portas fechadas, começou na última sexta-feira (21/11), em Pequim. Gao Yu é acusada de "vazar segredos de Estado para o exterior". Segundo o seu advogado, o julgamento não é público por envolver informações secretas sobre o governo comunista chinês.

Na segunda-feira (17/11), durante a audiência preparatória do julgamento, os advogados de Gao Yu teriam solicitado a revisão das provas do processo. "Nós queremos saber se o documento continha mesmo algum segredo de Estado. Em caso positivo, teria que ser esclarecido o quão confidencial ele é", diz Shaoping.
Gao Yu foi presa no dia 24 de abril. Em um vídeo transmitido pela televisão estatal chinesa no dia 8 de maio, a jornalista mostra "arrependimento" e confessa "seus crimes". A jornalista contou aos advogados, porém, que foi pressionada pela polícia a fazer a confissão. As autoridades teriam ameaçado o filho dela, que também está preso.
Os advogados de Gao Yu argumentaram, durante a audiência preparatória do julgamento, que a prova foi obtida de forma ilegal.