Jornalista canadense é libertado após quatro meses de prisão no Irã

Jornalista canadense é libertado após quatro meses de prisão no Irã

Atualizado em 19/10/2009 às 09:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A justiça iraniana libertou o jornalista canadense de origem iraniana Maziar Bahari, preso em junho durante os protestos contra a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad. De acordo com a agência local Illna, a libertação do repórter -que trabalha para a revista norte-americana Newsweek -foi realizada após pagamento de fiança estipulada em 3 bilhões de riais (cerca de R$ 300 mil).

Bahari foi preso em 21 de junho, na capital Teerã, enquanto cobria os tumultos pós-eleitorais no país. Na ocasião, as autoridades justificaram a detenção, ao argumentar que o repórter teria incitado a populaçao nos protestos contra a polêmica reeleição de Ahmadinejad. Após descartar a primeira acusação, o governo denunciou o jornalista por espionagem, crime que poderia levá-lo a ser executado.

Líderes da oposição denunciaram fraudes na eleição, forjada para garantir a continuação do governo de Ahmadinejad. Autoridades da situação negaram as acusações.

Mais de 70 pessoas morreram nos tumultos pós-eleitorais. Milhares de cidadãos, incluindo mais de uma centena de ex-autoridades locais, ainda estão detidos em prisões do Irã. A informação é da agência Reuters.

Leia Mais

-