Jornalista brasileiro recebe prêmio de literatura na Alemanha

Jornalista brasileiro recebe prêmio de literatura na Alemanha

Atualizado em 17/10/2008 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Com a obra "O Rastro do Jaguar" o jornalista brasileiro Murilo Antônio Carvalho recebeu, em Frankfurt, na Alemanha, 100 mil euros pelo Prêmio Leya de Literatura, que tem por objetivo valorizar autores que contribuem para a difusão da língua portuguesa no mundo, informou a Agência Brasil.

Exercendo a profissão de jornalista desde os 18 anos - hoje com 60 - Carvalho foi repórter, nos anos 70, do jornal Movimento, que era rodado clandestinamente durante a ditadura militar. Há 18 anos, ele dirige um programa de televisão que relata o cotidiano dos caminhoneiros do país. Foi circulando pelo Brasil, por causa desse e de outros trabalhos, que ele disse ter encontrado inspiração para "O Rastro do Jaguar".

"Sou um repórter viajante desde o início da minha carreira. Um romance como esse, que, no fundo é, na verdade, uma grande viagem, teve, sim, influência dessa vida que eu levo. Dentro dele, posso sentir pedaços de outros livros que já escrevi, de reportagens sobre índios, sem-terra e gaúchos perdidos na fronteira. Há uma série de interligações que resultaram nesse livro", contou o autor, cuja premiação foi anunciada na última quarta-feira (15).

A publicação tem como pano de fundo a Guerra do Paraguai e, para ser concluído, foram necessárias visitas do autor a países europeus para fazer pesquisas, além de viagens à Argentina, ao Uruguai e ao Paraguai.

"Foi uma surpresa. Primeiro porque é um prêmio muito grande, internacional, ao qual concorreram mais de 400 escritores, com uma comissão julgadora muito sofisticada. Fiquei não só muito surpreso, mas muito grato. É legal ver um trabalho reconhecido e que demorou tanto tempo para ficar pronto, e a gente, aqui no Brasil, tem muita dificuldade para editar romances", disse.

Murilo Antônio Carvalho já publicou oito livros desde 1976. "O Rastro do Jaguar" foi o seu primeiro romance.

Leia mais