Jornalista brasileiro é ferido por bala de borracha em protesto no Chile
O jornalista Victor Manuel Caricari Saavedra, que está cobrindo as manifestações no Chile pelo portal de notícias Carta Maior, foi ferido naperna por uma bala de borracha.
Atualizado em 29/10/2019 às 19:10, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Reprodução O disparo ocorreu por volta das 19h de segunda-feira (28/10), quando Victor cobria os protestos no centro da capital chilena, em um momento de repressão policial aos manifestantes.
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) denunciou a violência e recorreu à Embaixada do Chile no Brasil, solicitando que o trabalho dos jornalistas seja respeitado, assim como o direito à livre manifestação.
Segundo a Fenaj, Victor já havia se identificado aos policiais, apresentando seu documento de identidade, a Carteira de Jornalista e o documento de salvo-conduto que recebeu para poder trabalhar durante o estado de emergência.
Como outros jornalistas, procurava manter-se entre os policiais e os manifestantes, mas respeitando a zona de segurança delimitada pelos policiais.
“A FENAJ está solidária a Victor e também aos jornalistas chilenos e estrangeiros que estão igualmente sob ameaça, em razão da violenta repressão do Estado chileno às manifestações populares”, disse a Federação em nota.





