Jornalista brasileira vence Prêmio Internacional Rei da Espanha
Jornalista brasileira vence Prêmio Internacional Rei da Espanha
Jornalista brasileira vence Prêmio Internacional Rei da Espanha
PorA jornalista Eliane Brum, da revista Época , foi agraciada nesta quinta-feira (28) como uma das vencedoras da 27ª edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha. A repórter foi condecorada pela matéria "O Islã dos Manos", publicada em dois de fevereiro de 2009.
| Divulgação | |
| Eliane Brum |
A reportagem aborda o crescimento de adeptos do islamismo entre a população negra e de baixa renda. No texto, focado na periferia paulista, a jornalista aponta a intenção de praticantes brasileiros da religião em construir uma Nova Medina, comunidade para abrigar pessoas convertidas de vários pontos da Grande São Paulo.
No entendimento do júri do prêmio, a reportagem de Eliane "demonstra que as novas tendências religiosas na América não se limitam à expansão evangélica".Nas histórias pessoais expostas pela jornalista, na maioria das vezes, a conversão ao islamismo está diretamente vinculada à pobreza e exclusão social. "È uma reflexão importante para se fazer aqui e lá fora. É um crescimento do islã na periferia, ligado ao hip-hop e com proposta política e recorte racial", disse a jornalista ao Portal IMPRENSA.
"Estou muito feliz. Para minha carreira é um reconhecimento sobre a importância da reportagem, do texto que demora para ser produzido, que é feito na rua e exige tempo", acrescentou.
O Prêmio é convocado anualmente pela agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Nesta edição, concorreram 161 trabalhos, vindos de profissionais ibero-americanos, dos Estados Unidos, Filipinas, Guiné Equatorial, Israel e Marrocos. O Brasil, com 42 materiais inscritos, liderou a lista de países com mais aspirantes ao prêmio.
Eliane Brum trabalhou por 11 anos no jornal Zero Hora , de Porto Alegre (RS), e desde 2000 atua na revista Época .
Leia Mais
-"






