Jornalista baiana lança livro em homenagem a maestro Letieres Leite

A jornalista baiana Vanessa Aragão lança, no dia 7 de maio, o livro “Rumpilezz: A Performance e Sensibilidade de Letieres Leite e sua Orkestra”.

Atualizado em 02/05/2024 às 16:05, por Redação Portal IMPRENSA.

lança, no dia 7 de maio, o livro “Rumpilezz: A Performance e Sensibilidade de Letieres Leite e sua Orkestra”.
Adaptação da dissertação de mestrado da autora, defendida em 2022 na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a obra homenageia o maestro Letieres Leite e sua Orkestra Rumpilezz.
Nascido em Salvador, ele era arranjador, compositor e instrumentista. O músico morreu em 2021, aos 61 anos, e também era conhecido por ter acompanhado a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos. São deles os arranjos de muitos sucessos da artista, como “Festa" e “Abalou”. Crédito: Reprodução Instagram Formado no Konservatorium Franz Schubert, em Viena, na Áustria, onde morou por seis anos, Letieres montou, quando voltou ao Brasil, a escola Academia de Música da Bahia.
Lançamento

Além de passagens marcantes de sua vida e carreira, o livro em sua homenagem analisa a música afro-brasileira e instrumental. O lançamento da obra será virtual, com uma live no Instagram da autora (@vanessaragao), que terá participação do percussionista Gabi Guedes e da produtora cultural Edmilia Barros, ambos colaboradores da Rumpilezz.
O livro também conta a experiência pessoal da autora, sua ligação com a música e o impacto da morte do maestro em sua vida.
Ao Jornal Correio, a jornalista ressaltou que gostaria que o homenageado pudesse participar do lançamento.

"Letieres sempre foi atencioso no meu projeto de pesquisa. Respondia tudo na maior satisfação e alegria. Além de um chefe querido e mente genial, era um amigo que você podia contar e conversar sobre tudo. Esse livro é uma forma de manter o seu legado vivo. Sei que foi um privilégio estar próxima a ele nesses últimos quatro anos e, por isso, quero passar adiante tudo que aprendi, observei e pesquisei sobre a música afro-brasileira instrumental. Espero honrar esse legado através de minhas palavras neste livro-pesquisa-relato.”