Jornalista australiano é preso por tráfico e pode ser condenado a prisão e chicotadas

Jornalista australiano é preso por tráfico e pode ser condenado a prisão e chicotadas

Atualizado em 18/07/2008 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista australiano Peter Lloyd, da televisão pública australiana ABC, foi preso em Cingapura acusado de tráfico de metanfetaminas. Correspondente da ABC em Nova Déli, na Índia, ele estava de férias no país.

Segundo informações da Polícia local, Lloyd estaria transportando a droga de um viciado detido na última quarta-feira (16), e pode ser condenado a uma pena de cinco a 20 anos de prisão e de cinco a quinze chicotadas.

Em uma revista ao quarto do repórter, agentes encontraram uma bolsa com 0,8 gramas de metanfetamina líquida - um dos narcóticos mais consumidos na Austrália e no Sudeste Asiático -, um cachimbo improvisado e seis pequenas seringas.

Para combater o tráfico de drogas, Cingapura decidiu aplicar pena de morte a quem portar mais de 15 gramas de drogas como metanfetaminas e heroína ou mais de meio quilo de haxixe ou maconha.

Além disso, o código penal do país mantém o castigo corporal com um chicote de "ratan" (junco da Índia), com um metro e vinte de comprimento, também usado na Malásia, herança do domínio colonial britânico.

No final de 2005, Nguyen Tuong Van, um australiano de origem vietnamita, foi executado por levar consigo quase 400 gramas de heroína, apesar de uma grande mobilização popular na Austrália e pedidos de clemência do Governo do país.

As informações são da Agência Lusa

Leia mais