Jornalista alemã é expulsa de programa por usar expressões nazistas
Jornalista alemã é expulsa de programa por usar expressões nazistas
A jornalista Eva Herman, estrela de TV e apresentadora do telejornal noturno da primeira rede de TV pública alemã entre 1989 e 2006, está no centro de uma polêmica no país. Há alguns dias, ela foi expulsa de um programa de TV de grande audiência por fazer declarações sobre as virtudes da política familiar de Hitler e de usar expressões nazistas.
Johannes Kerner, apresentadora de um programa de entrevistas da ADF, a segunda maior das redes de TV alemãs, a convidou gentilmente a se retirar do estúdio, depois que a jornalista empregou expressões nazistas e disse a outra convidada que estava ciente disso. "Mas, se utilizamos as rodovias construídas na era nazista, porque não posso mencionar os valores daquela era?", argumentou.
Desde então, segundo texto publicado pelo La Vanguardia , a polêmica não parou de crescer. Todos os dias o Bild, diário populista de maior tiragem na Alemanha e Europa, traz artigos sobre Herman. Esta não é a primeira vez que a jornalista se torna destaque na mídia. Em setembro, ela perdeu o emprego na TV pelo mesmo motivo que foi expulsa do programa.
Autora de dois livros, Herman defendeu a necessidade de salvar a família e lamentou que "os valores familiares cultivados na era nazista se tenham perdido". "A declaração causou grande surpresa nacional, sua demissão e, talvez, seu salto à fama e o convite para o programa da ZDF do qual terminaria expulsa por Kerner", diz o texto do La Vanguardian .
A jornalista ainda não esclareceu se fala deste modo por ideologia ou para romper tabus.
Foto: Divulgação






