Jornalista acusado de insultar presidente da Bielorrússia é liberado

O jornalista Andrzej Poczobut, do jornal polonês Gazeta Wyborcza, foi liberado da prisão após julgamento que determinou uma pena suspensapor três anos, informa o jornal O Jornalista foi detido em abril, acusado de difamar o presidente da Bielorrúsia, Alexander Lukashenko, e criticar o repressivo regime no país.

Atualizado em 05/07/2011 às 13:07, por Redação Portal IMPRENSA.

jornal polonês Gazeta Wyborcza, foi liberado da prisão, após julgamento que determinou uma pena suspensa por três anos, informa o jornal O Jornalista foi detido em abril, acusado de difamar o presidente da Bielorrúsia, Alexander Lukashenko, e criticar o repressivo regime no país. A legislação da Bielorrússia não impede críticas ao governo na imprensa, mas Poczobut foi detido, acusado de calúnia.
Familiares e pessoas que apoiavam o profissional de imprensa se reuniram na frente do local onde ocorria o julgamento, pedindo sua liberação. "Foi apenas graças a nossa solidariedade que eu fui solto", afirmou Poczobut para seus apoiadores.
Entidades de mídia afirmaram que o julgamento foi uma tentativa de assustar a mídia independente no país. "O pesadelo soviético está de volta a Bielorrússia - um repórter é punido por criticar as autoridades, isto é um absurdo", disse Zhanna Litvina, chefe da Associação de Jornalistas Independentes da Bielorrúsia.
Os EUA determinaram novas sanções econômicas ao governo de Lukashenko, depois de ele ter lançado uma violenta reação a oposição durante as eleições, em dezembro passado.
Leia Mais