Jornalista acusada de espionagem é libertada após pagamento de fiança

Jornalista acusada de espionagem é libertada após pagamento de fiança

Atualizado em 02/07/2010 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

*Atualizado às 10h14.

A jornalista peruana Vicky Pelaez, presa no último domingo (27) pelo FBI acusada de espionagem para a Rússia nos EUA, teve a liberdade concedida por um juiz norte-americano nesta quinta (01/07), sob pagamento de fiança no valor de US$ 250 mil.

Segundo a AFP, US$ 10 mil foram pagos imediatamente, e a jornalista terá seus passos vigiados e usará uma pulseira eletrônica. Vicky escrevia uma coluna para o jornal hispânico El Diario/ La Prensa , em que fazia duras críticas ao governo americano. A profissional de imprensa também é conhecida por defender líderes latino-americanos, como o presidente da Venezuela Hugo Chávez.

O presidente do Peru, Alan García, havia declarado na última quinta que o governo do país iria acompanhar o caso da jornalista e do marido. "O que todos devem saber é que o governo peruano estará sempre atento para que a legislação não seja descumprida e que o devido processo no caso de uma cidadã de nacionalidade peruana não seja violado", declarou García à ANSA.

O FBI acusou a peruana e o marido, Juan Lázaro, de estarem trabalhando a serviço do governo russo e de conspiração para lavagem de dinheiro. Segundo relatório da polícia federal norte-americana, o casal teria recebido dinheiro da Rússia como premiação pelos trabalhos realizados. Vicky e Lázaro vivem há mais de 20 anos nos EUA.

Leia mais