Jornalista abandona carreira na TV para documentar problemas ambientais na China

O documentário ‘’Under the Dome’’, dirigido pela jornalista Chai Jing, trata da poluição na China, tem ganhado destaque importante no debatesobre a contaminação do ar no país.

Atualizado em 03/03/2015 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O vídeo, lançado no último sábado (28/02), já alcançou mais de 100 milhões de visualizações.

Crédito:Reprodução Chai Jing causou polêmica ao denunciar causas da poluição na China
Segundo a EFE, a ex-jornalista do canal ‘’CFTV’’, uma das emissoras mais famosas do país, disse que o nascimento de sua filha foi o responsável por abandonar a carreira bem sucedida e investir em projetos que impulsionem soluções para os problemas ambientais na China.

‘’Antes não dava importância à poluição. Nunca colocava máscaras. Agora tenho alguém entre meus braços que precisa respirar’’, disse.

O documentário tem 103 minutos de duração e conta com um discurso alinhado às reportagens de Jing pela China sobre a indústria do carvão, entrevista com altos funcionários e dados oficiais de organizações como o Greenpeace. Ela ainda usa o vídeo para responder três questões básicas para os interessados no assunto: ‘’De onde vem a poluição?, Como me afeta? e O que posso fazer para remediá-la?’’.

A jornalista também faz questão de denunciar alguns dos grandes responsáveis pelo excesso de poluição. Mesmo com as normas que visam reduzir as emissões, alguns setores, como os caminhões com motores diesel, ainda desrespeitam as regras e não utilizam sistemas de controle de emissão.

Para Li Yan, diretora da unidade de Clima e Ação do Greenpeace da Ásia Ocidental, o documentário chega num ‘’momento chave’’ para a discussão ambiental no país, visto que entrou em vigor em janeiro deste ano a nova Lei de Proteção Ambiental. ‘’É um estupendo trabalho, muito bem fundamentado e explicado’’, disse.

‘’A gente faz história quando milhares de pessoas comuns dizem ‘não, não estou satisfeito’. Não quero esperar. Me levantarei e farei algo. Aqui e agora’’, conclui Chai, que acredita que, antes mesmo das ações políticas, a sociedade é responsável por cuidar e denunciar violações ambientais.


Assista ao documentário: