Jornal sueco investe em proximidade com leitores

A redação do jornal sueco, Norran, inovou ao transformar o processo de decisões dentro do periódico aberto ao público

Atualizado em 28/06/2011 às 13:06, por Redação Portal IMPRENSA.

A redação do jornal sueco, , inova ao transformar o processo de decisões dentro do periódico. Quem decide que pautas serão tratadas é o leitor. A medida faz sucesso entre visitantes do site e entre anunciantes, informa o
Toda a produção jornalística, que envolve desde as tarefas de cada repórter até as matérias em que a equipe está trabalhando, pode ser vista ao vivo por meio de uma plataforma chamada eEditor, da CoverItLive. Os leitores podem interagir com os jornalistas, discutir as notícias e oferecer sugestões. Um profissional da equipe acompanha o blog durante o dia inteiro e interage com os usuários nessa troca de sugestões. Crédito: Reprodução Anette Novak, editora-chefe do Norran, afirmou que a imagem do jornal foi completamente reformulada e estabeleceu uma nova relação, muito mais próxima e transparente com o leitor. Durante uma palestra em evento da (World Association of Newspapers and News Publishers), na Universidade de Paris, Anette disse que a transparência é a nova objetividade jornalística, o que fortalece a marca do jornal no mercado. "O feedback instantâneo e a resposta pessoal são extremamente importantes. É a sensação de que há alguém ali, ao vivo, naquele momento", explica a editora-chefe.
Ela afirma que o tráfego na web e menções no Facebook cresceram, o que atraiu a atenção de anunciantes e publicitários de volta, após um período de recessão. Ressaltou, ainda, a perda de foco de alguns veículos que se preocupam com o retorno financeiro e esquecem das necessidades dos leitores. "Tenha os leitores envolvidos com a sua marca, prenda seus corações e mentes que o dinheiro virá", conclui Anette.