Jornal revisará práticas editoriais após jornalista admitir ter atuado como espiã

Jornal revisará práticas editoriais após jornalista admitir ter atuado como espiã

Atualizado em 22/07/2010 às 08:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal El Diario/ La Prensa declarou em editorial publicado na última quarta-feira (21) que criará uma comissão independente no intuito de revisar suas práticas editoriais. A decisão foi tomada após a jornalista peruana Vicky Peláez, que escrevia artigos para o veículo, ter se declarado culpada de atuar como agente de espionagem para a Rússia nos EUA.

De acordo com a AP, o jornal hispânico disse ter se sentido "traído" pela peruana, "tanto como jornalistas como americanos". O El Diario/ La Prensa foi alvo de críticas do Wall Street Journal , que afirmou que a publicação adotava claramente uma política esquerdista e teria permitido que o governo de Cuba patrocinasse uma viagem de Vicky à ilha em 2006.

No editorial, o El Diario ressaltou a tradição e credibilidade do veículo, e que seus leitores "sabem distinguir entre as ações de uma só pessoa e as de um jornal com uma história de quase 100 anos".

A jornalista e o marido, Juan Lázaro, foram presos em junho acusados pelo FBI de integrar uma rede de espionagem russa em solo norte-americano. Vicky admitiu participar do grupo, e Lázaro declarou que este não era seu verdadeiro nome. A jornalista peruana vivia há 20 anos nos EUA e escrevia artigos para o El Diario/ La Prensa criticando o governo do país. Os dois foram deportados para Moscou com outras nove pessoas

Leia mais

-
-