Jornal português Semanário encerra atividades por problemas financeiros

Jornal português Semanário encerra atividades por problemas financeiros

Atualizado em 23/10/2009 às 11:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Jornal português Semanário encerra atividades por problemas financeiros

Por telefone, na última terça-feira (20), os funcionários do jornal português Semanário receberam a notícia que a publicação encerraria suas atividades na quinta (22). A ligação foi de Rui Teixeira dos Santos, proprietário do jornal, fundado em 1984, que informou que o fechamento ocorreu pela falta de dinheiro e publicidade.

Reprodução
Última edição do Semanário
Segundo a jornalista portuguesa Dulce Varela, editora da revista Olá Semanário , pertencente ao mesmo grupo , há semanas existia a suspeita que a situação financeira não era boa. Ela revelou que há salários em atraso e "subsídios de Natal e de férias" que não são repassados aos funcionários "há uns cinco anos".

O Diário de Notícias informa que a há 15 dias, a equipe do Semanário , com 15 pessoas, tinha se mudado para instalações de uma gráfica também de propriedade de Rui Teixeira Santos, a Grafisa, após ser despejada de sua redação.

Dados da Associação Portuguesa para o Controle de Tiragem e Circulação (APCT), referentes ao primeiro semestre de 2008, dão conta que o Semanário apresentava média de vendagem de 20.500 exemplares. O DN relata que os números relativos ao primeiro semestre de 2009 sobre o Semanário ainda não foram disponibilizados, impossibilitando análise comparativa capaz de expor se o jornal, mas recente levantamento da APCT revelou quedas significativas em todos os jornais de Portugal, com exceção aos especializados, sobretudo em economia, como o Jornal dos Negócios , que registrou aumento de 14,92% em sua média de venda, e o Diário Econômico - do mesmo grupo do recém-lançado Brasil Econômico - com 20,8%.

Leia mais