Jornal paraguaio pode ser processado por violar legislação eleitoral

Jornal paraguaio pode ser processado por violar legislação eleitoral

Atualizado em 22/04/2008 às 15:04, por Redação Portal IMPRENSA.

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai advertiu que o ABC Color, jornal de maior tiragem do país, pode ser processado por incluir em sua edição do último domingo (20) uma matéria que pode violar a legislação eleitoral.

O vice-presidente do TSJE, Juan Manuel Morales, questionou uma charge da primeira página do jornal, que apresenta os principais candidatos presidenciais disputando uma corrida vencida pelo ex-bispo Fernando Lugo - então candidato de oposição e agora presidente eleito.

"É um apoio direto a um candidato, e isso vai ser definido na justiça", afirmou Morales, ao ser consultado se o TSJE promoverá alguma denúncia contra a publicação.

Morales também afirmou que a lei estabelece punições para os candidatos que se "autoproclamarem" vencedores, em uma tentativa de evitar a divulgação de resultados provenientes de centros de contagem de votos organizados pelos candidatos.

A charge mostra Lugo atravessando a linha de chegada vestido com um uniforme semelhante ao utilizado pelos jogadores da seleção brasileira de futebol: camisa amarela e short azul. Correndo atrás estão o general reformado Lino Oviedo, com cara de esforço, e Blanca Ovelar, do Partido Colorado, de língua para fora, cansada.

Também aparece de um lado o chefe de Estado, Nicanor Duarte, e promotor da candidatura de Ovelar, brigando com o ex-vice-presidente do país, Luis Castiglioni, que se declarou vítima de fraude nas primárias governistas.

Com informações da Folha Online

Leia mais