Jornal oficial de comunistas cubanos critica Nobel da Paz para finlandês
Jornal oficial de comunistas cubanos critica Nobel da Paz para finlandês
Nesta segunda-feira (12), o jornal Juventud Rebelde , meio oficial de imprensa da União de Jovens Comunistas (UJC) de Cuba, criticou a concessão do prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, informou a agência de notícias Efe.
Para o jornal, "o que faz abrir os olhos de espanto é que precisamente a última das gestões levadas adiante por Ahtisaari tenha derivado em um resultado que dificilmente pode ser considerado digno de um Nobel da Paz: a separação do Kosovo da Sérvia, o roubo de um pequeno Estado europeu de parte de seu território".
O periódico continua dizendo que "é isso o que o Comitê Nobel santificou, coroando com seu laurel de um milhão de euros o finlandês".
Nesse sentido, questionou "onde ficava então a resolução 1.244 do Conselho de Segurança da ONU, que garantia à Sérvia sua integridade territorial".
O Juventud Rebelde afirmou, ainda, que "as inconseqüências sobram" e pôs como exemplos outras ocasiões em que o Comitê Nobel deu prêmios ao ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger e ao atual presidente de Israel, Shimon Peres.
Leia mais






