Jornal marroquino que publicou caricatura de membro da família real é fechado
Jornal marroquino que publicou caricatura de membro da família real é fechado
O jornal marroquino Akhbar al-Youm teve seu fechamento determinado, nesta sexta-feira (30), pela Justiça do país. O motivo foi a publicação de uma caricatura de um primo do rei Muhammad VI, feita pelo desenhista Khalid Gueddar - que foi condenado a um ano de prisão junto com o diretor do jornal, Tuafic Buachrin.
A condenação, determinada pelo Tribunal de Primeira Instância de Casablanca, foi por "ultraje à bandeira marroquina". Foi ordenado também o pagamento de uma multa conjunta de 100.000 dirhams (cerca de 8,9 mil euros), informou a agência de notícias Efe.
Segundo o advogado Abderrahim Jamai, os magistrados ainda devem se pronunciar sobre a acusação de "ofensa à monarquia". A caricatura, do príncipe Moulay Ismail, primo de Muhammad VI, o mostra de braço levantado, sorrindo, diante de uma bandeira do Marrocos na qual a estrela que figura no centro da insígnia aparecia semioculta, mostrando só quatro de suas cinco pontas.
Para as autoridades marroquinas, se o desenho não estivesse tapado, a estrela teria seis pontas, transformando-se em uma estrela de Davi, símbolo do judaísmo. O jornal afirmou que foi feita "uma leitura incorreta e de má fé do desenho".
Leia mais






