Jornal inglês prova que foto de tribo "isolada" da Amazônia é uma farsa

Jornal inglês prova que foto de tribo "isolada" da Amazônia é uma farsa

Atualizado em 25/06/2008 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal inglês The Guardian desmontou a farsa da "tribo perdida" da Amazônia, destaque em vários jornais do mundo no dia 29 de maio. O jornal alega que essa tribo é conhecida desde 1910. O indigenista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, autor da "descoberta", e a Funai (Fundação Nacional do Índio), confessaram que publicaram as fotos para chamar a atenção para os perigos da indústria madeireira.

Da maneira como foram divulgadas, as imagens pareciam de uma tribo perdida. "Sobrevoamos a região para mostrar as suas casas, para mostrar que eles estão lá, para mostrar que eles existem", afirmou Meirelles Júnior. "Isto é muito importante porque existe quem duvide da sua existência".

O canal Discovery Channel já havia contatado os índios dessa tribo três meses antes da divulgação das fotos. O canal inglês propôs uma espécie de reality show, chamado "World's Lost Tribes" ("Tribos Perdidas do Mundo") em que filmariam em detalhes a vida diária da tribo para produzir uma série.

Entretanto, durante o contato, um vírus dos brancos atingiu os índios, matando quatro deles. A Cicada Films, que mandou a equipe de TV ao Peru, negou enfaticamente que sua equipe tenha invadido áreas proibidas. Alega que seus funcionários já encontraram, no local, índios doentes.

A Survival International, organização que ajudou a divulgar as fotos, afirmou que não havia descrito a tribo como "perdida" e havia dito, na época, que o objetivo era mostrar ao mundo sua existência.

"Esses índios estão em uma reserva expressamente estabelecida para a proteção das tribos não-contactadas. Dificilmente eles eram 'desconhecidos'", assinalou em um comunicado o diretor da Survival International, Stephen Corry.

As informações são da agência Amazônia de Notícias

Leia mais