Jornal Zero Hora lança "Manual de Processos e Prevenção de Erros"
Jornal Zero Hora lança "Manual de Processos e Prevenção de Erros"
Jornal Zero Hora lança "Manual de Processos e Prevenção de Erros"
Por O jornal gaúcho Zero Hora lançou, esta semana, um novo guia para aprimorar sua precisão jornalística: o "Manual de Processos e Prevenção de Erros". O material, que já está disponível em versão digital para os jornalistas que trabalham nos veículos do Grupo RBS, deve ganhar versão impressa na próxima semana.
De acordo com o diretor de redação do Zero Hora , Marcelo Rech, o manual aponta 50 origens de erros, como roteiros de cinema, horóscopo e obituário, e indica os passos a serem adotados na checagem das informações. "O manual foi criado dentro do nosso programa de redução de erros e ensina como as informações devem ser checadas, quantas pessoas devem ler a matéria antes de ela ser publicada etc", disse Rech em entrevista ao Portal IMPRENSA.
Segundo ele, o "Manual de Processos e Prevenção de Erros" não traz tópicos como ortografia, padronizações ou posturas. Tais aspectos já estão abordados no "Manual de Redação e Estilo" e no de Ética do Grupo RBS. "Para evitar estes erros que agora foram abordados no novo manual, o jornal adotava um procedimento geral que incluía 10, 12 passos, o que fizemos foi olhar cada uma dessas origens e definir um procedimento padrão", explicou.
O manual terá cerca de 40 páginas e será distribuído nas redações dos veículos de comunicação da RBS. Serão editadas duas versões: uma específica para o Zero Hora e outra para os demais jornais do grupo. Ele não será comercializado.
Outra novidade do Grupo RBS é a pesquisa de credibilidade. Todos os dias, dois entrevistados que tenham sido fontes de informação da edição são procurados e recebem um questionário do setor de Atendimento ao Leitor, no qual constam perguntas sobre o aproveitamento satisfatório de suas declarações pelo jornalista. Os resultados são armazenados num banco de dados que serve de termômetro da precisão jornalística do ZH.
Os veículos do Grupo RBS contam com o trabalho de 450 jornalistas, 190 destes integram o corpo de funcionários do jornal Zero Hora .






