Jornal Hoje em Dia demite 14 jornalistas e nega infringir convenções trabalhistas

Jornal Hoje em Dia demite 14 jornalistas e nega infringir convenções trabalhistas

Atualizado em 25/03/2011 às 18:03, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Jornal Hoje em Dia demite 14 jornalistas e nega infringir convenções trabalhistas

Por Na última quinta-feira (24), o jornal , de Belo Horizonte (MG), demitiu 14 jornalistas como parte de um programa de corte de gastos da publicação, que pertence ao Grupo Record.
De acordo com o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, além de indicador do que chamou de "precarização e exploração do trabalho", algumas das demissões infringem cláusulas da Convenção Coletiva do Trabalho, da qual o Hoje em Dia é signatário.
A entidade acusa o jornal de ter demitido jornalistas que estavam a menos de 12 meses de sua aposentadoria, o que é proibido pela Convenção.
Em entrevista ao Portal IMPRENSA, o diretor de jornalismo do Hoje em Dia , Marcelo Cordeiro, explicou que as demissões foram "ajustes de despesa" e que a estrutura e funcionamento da redação não foram afetados.
"As demissões fazem parte de um ajuste na empresa que está em curso há mais de quatro meses", explicou o diretor antes de acrescentar que, quando assumiu, a "estrutura era pesada, a circulação tinha quase 300 pessoas". Segundo ele, cortes foram feitos em todos os setores do Hoje em Dia e "uma hora chegou à redação".
Cordeiro afirma ser reticente em demitir funcionários da redação e que, segundo ele, sempre percorre outros setores. "Geralmente, todo o jornal que precisa fazer cortes olha a redação primeiro.Porque um repórter meu em início de carreira ganha cinco vezes mais que um outro funcionário, que alguém da circulação, por exemplo", disse.
Sobre as infrações à Convenção do trabalho, Cordeiro explicou que não se trata de lei e que a própria normativa sublinha que a empresa deve ser informada pelo próprio funcionário, no ato da demissão, que está a menos de 12 meses de aposentar. "Ninguém falou nada", disse Marcelo Cordeiro.

Leia mais