Jornal Financial Times é criticado na Espanha por uso "depreciativo" de sigla econômica
Jornal Financial Times é criticado na Espanha por uso "depreciativo" de sigla econômica
Jornal Financial Times é criticado na Espanha por uso "depreciativo" de sigla econômica
O jornal Financial Times foi criticado, nesta sexta-feira (05), por empresários e meios de comunicação espanhóis por usar a sigla "Pigs" (porcos, em português) para se referir às economias de Portugal, Itália, Grécia e Espanha. Os especialistas classificaram a publicação de "ofensiva e degradante", considerando que a matéria disse que a palavra era "um apelido pejorativo, mas com muita verdade".
Os economistas usam o termo para agrupar os quatro países em questão e também como contraste com a sigla "Bric", utilizada para descrever o grupo das quatro nações de crescimento rápido, formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Com o título "Pigs in Muck" ("Porcos na Lama"), a coluna LEX afirmava que o boom de crédito alimentado, após a adoção do euro, se transformou em um déficit volumoso em conta corrente em quatro dos membros fundadores da zona do euro.
Segundo a agência Reuters, o jornal espanhol El Mundo criticou a coluna por seu "tom depreciativo" e disse que a Espanha tem evitado os efeitos nocivos da crise mundial de crédito melhor que a Grã-Bretanha, onde é publicado o FT. "Neste país, ao contrário do Reino Unido que sofreu o colapso de Norther Rock, nenhum banco foi visto atingido pela crise do subprime", declarou.
José Manuel Velasco, líder da associação de Diretores de Comunicação (Dircom), disse que o jogo de palavras do FT é humilhante e levou o jornal a "uma análise desrespeitosa dos atores econômicos deste país". "Atentam contra a dignidade de cidadãos, políticos e empresas", disse Velasco, cujo grupo representa 500 diretores de comunicação.
Leia mais
-
-
-






