Jornal El País é proibido de circular no Marrocos por publicar caricatura de família real
Jornal El País é proibido de circular no Marrocos por publicar caricatura de família real
Jornal El País é proibido de circular no Marrocos por publicar caricatura de família real
A edição do último sábado (24) do jornal espanhol El País foi vetada no Marrocos por trazer uma caricatura da família real do país. Segundo a agência de notícias Efe, a publicação foi classificada como "desrespeitosa" pelas autoridades do país.
O jornal trazia dois desenhos. O primeiro, do desenhista Plantu, foi publicada originalmente no jornal francês Le Monde e falava sobre o "Julgamento no Marrocos contra o caricaturista Khalid Gueddar, que ousou desenhar à família real marroquina". A segunda era a própria caricatura de Gueddar - publicada no jornal Akhbar Al-Youm - que mostrava o príncipe Moulay Ismail, primo de Muhammad VI.
Khalid Naciri, ministro de Comunicação e porta-voz do Executivo do Marrocos, afirmou que "todos os Estados têm um sistema jurídico e o nosso não permite caricaturas do rei ou da família real. É uma atitude que os outros podem aceitar ou não, mas é a nossa".
"Não temos problema com o jornal espanhol, mas não permitiremos o El País , como também não permitimos o Le Monde , atentarem contra a instituição monárquica marroquina", disse Naciri.
Leia mais






