Jornal El Nacional, da Venezuela, é invadido pela polícia

Jornal El Nacional, da Venezuela, é invadido pela polícia

Atualizado em 19/08/2010 às 14:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Jornal El Nacional , da Venezuela, é invadido pela polícia

Na noite da última quarta-feira (18), agentes da polícia venezuelana invadiram a sede do jornal El Nacional para confiscar dados sobre as fotos de cadáveres feitas no necrotério da cidade de Caracas, capital do país, que foram usadas na capa da edição da última sexta-feira (13). Em razão do uso das imagens, toda a imprensa escrita do país foi proibida pelo governo Chávez de veicular qualquer foto que contenha sangue ou violência.
"A imprensa deve abster-se de publicar imagens violentas, sangrentas, grotescas, que de uma forma ou de outra prejudiquem a integridade psíquica e moral das crianças", disse o comunicado oficial, de acordo com agências internacionais.
A polêmica em torno das imagens tem novo capítulo. Agora, o governo da Venezuela afirma que as fotos são do ano de 2006. Já o jornal garante que foram tiradas em 29 de dezembro de 2009.
A decisão da Justiça venezuelana foi criticada por associações jornalísticas e representantes da oposição no país. Como protesto, o El Nacional colocou três espaços em branco com a palavra "censurado" na edição da última quarta-feira (18). Em um dos espaços em branco, havia a legenda: "Se aqui houvesse uma foto, vocês veriam um pai chorando por um filho que morreu."
Leia mais
- -