Jornal A Tarde apresenta novos conteúdos e novidades nos projetos editorial e gráfico

Jornal A Tarde apresenta novos conteúdos e novidades nos projetos editorial e gráfico

Atualizado em 28/08/2009 às 16:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Jornal A Tarde apresenta novos conteúdos e novidades nos projetos editorial e gráfico

A partir do próximo domingo (30), o jornal A Tarde (BA) circulará com novidades nos projetos editorial e gráfico. As mudanças vão desde a inserção de novas cores e tipologia à criação de conteúdos, e têm como principal objetivo facilitar a vida do leitor, tornando a leitura mais agradável e rápida, sem que o jornal deixe de aprofundar nos acontecimentos. As reformulações são resultado de estudos realizados ao longo de seis meses conduzidos por profissionais do próprio jornal.

"O A Tarde avança na qualificação dos seus conteúdos, oferecendo ao leitor uma informação cada vez mais próxima do perfil do seu público", avalia Paulo Oliveira, secretário de redação do jornal. A meta ampliar a oferta de informação essencial, apontando os desdobramentos concretos dos fatos na vida dos cidadãos, que provoquem a reflexão sobre os fatos que interferem no dia-a-dia dos leitores.

Uma das mudanças é a tipologia desenvolvida pelo designer alemão Lucas de Groot para tornar a leitura mais agradável. "O projeto gráfico valoriza as fotos, ilustrações e infografias, diminuindo número de interferências visuais que não agregam valor informativo", explica Pierre Themotheo, editor de Arte. Os cadernos e seções do jornal também ganharão uma nova paleta de cores que promete chamar a atenção do público.

Além das mudanças visuais, alguns cadernos semanais serão incorporados aos cadernos diários do A Tarde , proporcionando um aprofundamento dos assuntos. Um claro exemplo disso é o Caderno 2, atual caderno de cultura e entretenimento que passará a veicular matérias dos semanais Dez! (jovem), Digital (tecnologia) e Cultural (arte, livros e música) sob o nome de 2+.

A reformulação abrange ainda o caderno Rural, que agora passa a integrar a editoria de Economia, e os automobilísticos Motor e Classiautos, que circularão às quartas-feiras em forma de um único tablóide, o Classiautos & Motor.

A incorporação dos cadernos ao conteúdo diário atende à nova forma de consumo de informação do leitor, conforme explica Ricardo Mendes, editor executivo do Grupo A Tarde. "O jornal reflete a maneira como as pessoas se relacionam com o mundo. O que diz respeito ao universo digital, por exemplo, não está mais limitado a uma gama de assuntos tecnológicos ou de informática. Hoje vivemos imersos em uma cultura digital que atravessa o cotidiano", afirma.

Outras novidades editoriais incluem a criação da coluna Amanhã, na seção de Economia, que trará informações e análise dos mercados, e da coluna da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no caderno principal, reservada para tirar dúvidas dos leitores sobre temas rurais e relacionados ao agronegócio. A página de Serviços, por sua vez, contará com o reforço das notícias e sugestões enviadas pelos leitores de A Tarde .