Jornal dos EUA reproduz acusações de envolvimento da Venezuela com as Farc

Jornal dos EUA reproduz acusações de envolvimento da Venezuela com as Farc

Atualizado em 09/05/2008 às 16:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O Wall Street Journal reproduziu, nesta sexta-feira (9), as acusações já conhecidas dirigidas ao governo da Venezuela, alinhadas com afirmações do governo dos Estados Unidos, sobre planos de colaboração do país sul-americano com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

As acusações, feitas também oficial e extra-oficialmente por autoridades colombianas, foram rechaçadas pelos governantes da Venezuela.

As versões são atribuídas a arquivos de um computador que, segundo as afirmações do governo colombiano, ficou preservado após o ataque militar de Bogotá - que destruiu, em território equatoriano, um acampamento das Farc, matando 26 pessoas, entre elas o dirigente guerrilheiro Raúl Reyes.

O Wall Street Journal sustenta que o governo do presidente Hugo Chávez teria oferecido aos guerrilheiros colombianos mísseis RPG e baterias antiaéreas, bem como o uso de um porto para receber carregamentos de armas.

O jornal disse também que, segundo um "alto oficial" norte-americano, "há completo acordo entre os serviços de inteligência de que esses documentos são reais".

Quando a Colômbia violou a soberania equatoriana com o ataque de 1º de março, foi objeto de críticas generalizadas na região, às quais respondeu com uma série de acusações contra os governos de Equador e Venezuela, de conivência com as Farc, expressas oficialmente ou através da imprensa.

As informações são da agência Ansalatina.

Leia mais: