Jornal dos EUA exige desculpas de seleção de basquete espanhola por anúncio "racista"
Jornal dos EUA exige desculpas de seleção de basquete espanhola por anúncio "racista"
O jornal norte-americano Los Angeles Times exigiu nesta quinta-feira (14) que o jogador Pau Gasol, da seleção espanhola de basquete, peça desculpas aos asiáticos por uma propaganda considerada racista.
No anúncio, gravado para um patrocinador, os jogadores da equipe da Espanha copiavam os olhos puxados dos asiáticos. Os chineses não se mostraram muito incomodados com o ocorrido, mas os jornalistas norte-americanos atacaram a atitude dos atletas.
Segundo a agência de notícias EFE, Bill Plaschke, repórter do Los Angeles Times , afirmou que "Gasol precisa se desculpar por se unir a seus companheiros de seleção ao usar seus dedos para esticar os olhos em uma fotografia de promoção dos Jogos de Pequim".
O jornalista ainda declarou que "uma pessoa que ganha milhões de dólares em Los Angeles, em um país e em uma cidade com forte influência asiático-americana, deve agir melhor".
O armador da seleção espanhola José Manuel Calderón explicou ao jornal norte-americano The New York Times que "os jogadores não tinham vontade de fazer o anúncio, mas o patrocinador insistiu...Reconheço que foi uma má ideia, mas não havia a mínima intenção de ofender nem conotação racista".
De acordo com o site de notícias português Record, Calderón garantiu que o gesto dos atletas não "tem nada de racista", acrescentando que "a Espanha é um país multicultural e com uma tradição de tolerância. Isto é um exagero. O anúncio pretendia atrair os asiáticos e não ofendê-los".
Leia mais






