Jornal do Sudão é fechado por defender independência de região sul do país
Jornal do Sudão é fechado por defender independência de região sul do país
O jornal sudanês Al Intibaha foi fechado pelas autoridades locais por defender a separação da região sul do país. De acordo com o Centro de Mídia Sudanesa, o veículo foi "suspenso indefinidamente" pela maneira como fortaleceu o sentimento de independência.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo , o jornal fazia clara campanha pela separação do sul do Sudão. O local sediará, em janeiro de 2011, um referendo sobre sua independência, apoiada pela maioria da população. O Al Intibaha era conhecido por fazer sérias críticas aos moradores da área e defender o sul separatista.
O presidente do Sudão, Omar Hassan al Bashir, tenta garantir a unidade do país. Outros jornais sudaneses, que faziam intensas críticas às autoridades do sul, também foram alvo de algum tipo de censura do governo. O AlTayyar teve sua imrpessão suspensa na última terça (06) e foi impedido de circular pelo serviço de segurança nacional.
As regiões norte e sul do Sudão abrigam populações que seguem religiões diferentes: enquanto a primeira tem como maioria muçulmanos, os moradores da segunda são adeptos do cristianismo e de crenças tradicionais. Líderes das duas áreas também deverão debater sobre como irão dividir os lucros do petróleo caso o referendo seja favorável à independência do sul.
Leia mais






