Jornal do Reino Unido apoia Dilma Rousseff na luta contra a corrupção

O jornal britânico Financial Times demonstra, em sua publicação desta quarta-feira (31), apoio à presidente Dilma Rousseff na busca do fim d

Atualizado em 31/08/2011 às 14:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal britânico Financial Times demonstra, em sua publicação desta quarta-feira (31), apoio à presidente Dilma Rousseff na busca pelo fim da corrupção no Brasil. O editorial, intitulado "Vassoura nova de Dilma", sugere que, além da substituição de ministros ligados a escândalos, deve haver diminuição da burocracia e reforma tributária. As informações são da Agência Estado.


O texto elogia a postura firme de Dilma em relação às atitudes corruptas, diz que existe autoridade própria no governo herdado de Lula, e aponta a quebra de um modelo "relaxado" que, segundo o jornal, marcou os políticos brasileiros por muito tempo.


Dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) são citados no editorial, e apontam que a corrupção custa ao Brasil cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), o que corresponde a um valor entre R$ 50 bilhões e R$ 84 bilhões por ano. Segundo o jornal, a preparação para grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 é uma oportunidade para o aumento desses valores.


Segundo o Financial Times , os bons índices de aprovação e a maioria no Congresso garantem à presidente a manutenção da governabilidade. Além disso, é argumentado que, para desestimular a corrupção e aumentar a competitividade da economia brasileira, uma reforma tributária vigorosa seria um bom começo.


Leia Mais