Jornal do Maranhão acusa senador José Sarney de mentir em entrevista a Zero Hora
O Jornal Pequeno, de São Luís (MA), publicou em seu site, na última quarta-feira (12), uma matéria em que acusa o presidente do Senado, JoséSarney (PMDB-AP), de mentir ao dizer que nunca processou nenhum jornalista em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora .
"Nunca processei um jornalista, mesmo tendo sido um dos políticos mais censurados da história da República", disse o presidente do Senado à publicação. Segundo o JP , Sarney já processou dois de seus jornalistas, o fundador José Ribamar Bogéa, falecido em 1996, e seu filho Lourival Marques Bogéa, diretor-geral do jornal.
De acordo a matéria do JP , o processo contra José Ribamar Bogéa teve início em 1968, depois que o jornal publicou dois artigos de autoria de Domingos Freitas Diniz, então deputado federal, responsabilizando Sarney - na época governador do Maranhão - por crimes contra a administração pública. No primeiro julgamento, Ribamar foi condenado a mais de um ano de prisão sem direito à suspensão de pena, no entanto, um habeas corpus foi conseguido por seu advogado e a ação penal foi arquivada.
Contra Lourival Bogéa, Sarney teria pedido, em 2008, segundo o JP , uma investigação da Polícia Federal, alegando danos morais e à sua imagem, provocados por reportagens do jornal. A investigação ainda prossegue e o jornalista já prestou depoimento em Brasília.
De acordo com a matéria, assinada por Oswaldo Viviani, o JP também foi alvo de outros dois processos de Sarney em 2008. Um perdido e outro vencido pelo político.
Leia mais






