Jornal do Equador suspende edição impressa após restrições da lei de comunicação

A partir desta segunda-feira (30/6), o diário passará a ter edição digital, além de um impresso semanal.

Atualizado em 30/06/2014 às 09:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O diário equatoriano Hoy anunciou a suspensão de sua edição impressa após um boicote publicitário e regulações restritivas da lei de comunicação no país. Fundado há 32 anos e considerado de oposição pelo governo do presidente Rafael Correa, o jornal passará à versão digital a partir desta segunda-feira (30/6).
Crédito:Reprodução Jornal terá apenas edição semanal em versão impressa
De acordo com a AFP, a publicação alega que a decisão foi baseada nas "regulações restritivas da Lei de Comunicação e o aprofundamento de alguns de seus dispositivos, incluindo os que limitam de forma discriminatória o investimento nacional em meios de comunicação".
Correa, que permanece em disputa com o setor de imprensa que considera como opositor, promoveu a lei – vigente desde junho de 2013 –, que impede que donos de bancos sejam donos de veículos de comunicação. A medida é criticada pela iniciativa privada, que questiona eventuais restrições à liberdade de imprensa.
"A gradual perda das liberdades e a limitação das garantias constitucionais sofridas no Equador, a autocensura que impõe a vigência da Lei de Comunicação, os ataques reiterados diretos e indiretos à imprensa que não é controlada pelo governo têm gerado, há mais de sete anos, um cenário totalmente adverso para o desenvolvimento de um jornal plural, livre, independente, aberto às distintas correntes de opinião", afirmou o jornal.

O diretor do Hoy , Jaime Mantilla, ex-presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), destacou que desde a sua criação o diário defende "a democracia, o respeito aos direitos humanos e às liberdades e a luta por uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva".
Com a restrição, além do digital, a publicação adotará versão impressa semanal. "Ninguém pode ser indiferente ou se alegrar com a notícia do fim, seja da edição impressa ou qualquer outra. O Hoy é um jornal que contribuiu com o jornalismo nacional", ponderou o diretor do jornal estatal El Telégrafo , Orlando Pérez.